DSW: MBC V2.1 - ScreenPack - Tutorial.

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sábado, 7 de março de 2009

MBC V2.1 - ScreenPack - Tutorial.

Saudações a todos,

Meu nome é DSW e este é meu humilde SCREENPACK.


Esse SCREENPACK têm história, a mesma que não vou contar, porque se você está lendo o reedme ou leia-me, você já está perdendo seu tempo, mas pode ganhar conhecimento? Porque?

Porque nesse arquivo eu desvendo tudo, mostro todos os segredos desse SCREENPACK, aonde uma pessoa com pouco conhecimento em Mugen, pode personalizar o meu e tornar o seu!

Isso mesmo! Faça o que quiser, mude a cor, inverta a ordem da animação, se quiser pegar o meu nome aonde diz autor no arquivo system.def, mude e lance de novo, faça o que quiser, menos me mandar e-mail pedindo autorização, odeio essa política e com os meus trabalhos será diferente.

Vou dividir o "leia-me" em partes,
gostaria que alguém fera em inglês me ajudasse a traduzir ele, pois só está escrito em português e "googlenglish", esse arquivo foi feito no Word e depois convertido em html... err... porque estou falando isso não sei, vamos lá! Índice:
  • Capitulo 1 - Instalação Como inserir o ScreenPack na pasta Mugen, sem modificar o que eu uso.Curiosidades, como trocar cada pack, dicas adicionais.·
  • Capitulo 2 - PatchsFotos e curiosidades de cada Pack (4 no total + 1 que você vai descobrir sozinho.)
  • Capitulo 3 - Perguntas e respostas.O capitulo mais importante ao meu ver....·
  • Capitulo 4 - Editando Dicas de como editar e deixar o screenpack com a sua cara! (não tô com saco pra fazer)

[Capitulo 1 - Instalações.] -------------------------------------------------------------------------------
Primeiro de Tudo vamos as instalações, essa parte é indicada para todos os usuários, tanto os mais avançados como os mais experientes, porque vou dizer com toda humildade, Esse screenpack é um pouco diferente dos todos os que foram lançados, se não fosse humilde, diria que ele é único, e você vai saber porque...Como inserir o ScreenPack na pasta Mugen, sem modificar o que eu uso.Você gostou das fotos do screenpack no fórum, gostaria de experimenta-lo mas sem compromisso nenhum, sem problemas...

Passo-a-Passo Instalação...
Encontre o diretório do seu pc aonde você baixou o arquivo...
Abra ele com Winrar ou WinZip, Nele deve conter os seguintes itens. "MBC.exe; MBC.bat; Brasil.dsw e uma pasta chamada MBC2"
Coloque os arquivos: "MBC.exe", "MBC.bat" e "Brasil.dsw" no diretório principal do Mugen (foto 3)
Coloque a pasta "MBC2" dentro da pasta Data do Mugen, fazendo os três passos como indicado estará instalado o screenpack. (foto 4)
Execute o arquivo "MBC.bat" para abrir o screenpack.

Curiosidades e dicas adicionais.
  • Para utilizar o screenpack você deve selecionar o arquivo "MBC.bat" que se encontra na pasta raiz do Mugen.
  • Não tente renomear ou deletar os arquivos da pasta raiz, Porque com certeza vai dar erro, retirando o arquivo "MBC.bat".
  • Para ter acesso ao select do screenpack você deve acessar o caminho de pastas Mugen/Data/MBC2 , sendo o nome do arquivo "MB_Colliseum.def"
Como trocar de pack... Mas o que seria um pack?

Packs são pequenos arquivos de programação junto com imagens no sff que permitem você trocar o visual e como as informações do Mugen iram interpretar seu screen.
Screenpack, sacas? (obs antes de trocar o pack, leia todos os passos, para não fazer algo que vai se arrepender depois...)

Passo-a-Passo Mudança de Packs...
Encontre a pasta backup que está dentro da pasta MBC2
Como a pasta já sugere, é uma pasta de backup, para trocar de packs escolha um dos arquivos e abra:
Você verá que existem dois arquivos dentro de cada arquivo zipado, um arquivo se chama "system.def" e outro se chama "mb_colliseum.def"... Para substituir agora é fácil, volte para a pasta MBC2
E extraia os arquivos que você escolheu para essa pasta. Pronto você acabou de trocar o visual de seu screenpack.
Volte para a pasta raiz do mugen e execute o arquivo "MBC.bat" e veja as mudanças!!!!

Dicas:

Sempre tenhas um backup do seu arquivo "mb_colliseum.def" (select.def), porque se você substituir ele e ele estiver editado, babaus para ti amigo...

Dependendo do modo do pack (normal ou arrage) você substituindo apenas o arquivo "system.def" você muda apenas o visual e preserva o "mb_colliseum.def"(select.def). Mas lembresse, só se for compatível!!!!

Logo abaixo, uma lista dos packs compatíveis: ·

MBC(Arrange-Blue)-Kula compatível com MBC(Arrange-Green)[King] & Misc_Arrange-Misc (e vice-versa)
MBC(Normal-Blue)[Demitri] compatível com MBC(Normal-Green)[Oro] (e vice-versa)
MBC_MONSTERPACK - misc - (Hulk) compatível com NENHUM! (e vice-versa)

Logo abaixo mais especificado cada pack....
[Capitulo 1 - Instalações.] -------------------------------------------------------------------------------

[Capitulo 2 - Packs.] --------------------------------------------------------------------------------------
[Classic]

São packs aonde não há possibilidade de colocar chars secretos conforme direcionado pelo numero da coluna e linha do personagem. Aconselhado aos novos usuários.Tela de abertura Mugen Battle' Coliseum Off Line Classic Pack Green e Blue .
Tela de Options Mugen Battle' Coliseum Off Line Classic Pack Green.
Tela de Select Mugen Battle' Coliseum Off Line Classic Pack Green e Blue
  • Animação nas barras laterais do grande T adicionada (03/02/06).

    Sprite do fórum do PDM Adicionado ao cabeçalho do grande "T", Muito obrigado por deixar usar o sprite do Fórum Ix!!!

    Fundo do SP que mexe e faz um efeito legal na caixa de seleção que fica atrás dos personagens, tirei do papel de parede de um site de animação ou programação VB, mas não me lembro o nome do site!!!! (Quem souber me avisa para dar o dono os devidos créditos!)
Tela de Versus Mugen Battle' Coliseum Off Line Classic Pack Green e Blue.

Especificações e observações gerais: CLASSIC PACK GREEN. & CLASSIC PACK BLUE
  • Total número de slots visíveis: 2053 (sendo 1386 slots em linhas completas e 667 em linhas quebradas em razão ao retrato do personagem.)
  • Total de números de chars controlados unicamente pelo Mugen: 506
  • Slots secretos para você colocar várias versões de um único personagem: 0
  • O primeiro Slot visível é preenchido pelo KFM.
  • Order Select, obrigatoriamente começa na ordem dois.
  • Tela options em azul assim como a Terra por default.(green)
  • Tela options em verde assim como a Terra por default.(blue)

Observação.: Apenas alterando o system.def que se encontra na pasta MBC/BACKUP, você altera o visual inteiro de seu screenpack, lembrando que a alteração é valida apenas para os classic’s PACK. Levando em consideração que não substitua o arquivo .DEF (MB_Coliseum.def)
[Classic]

[Arrage-Expert]

São packs aonde há possibilidade de colocar chars secretos para o jogador controlar conforme direcionado pelo numero da coluna e linha do personagem. Aconselhado aos usuários mais experientes.Tela de abertura Mugen Battle' Coliseum Off Line Arrange Pack Green e Blue
Tela de Options Mugen Battle' Coliseum Off Line Arrange Pack Green e Blue.
(Não há fotos da tela de select e versus, pois são iguais, mudando apenas na configuração não visualmente)
No select que existe a grande mudança no pack expert! E eu digo a todos, esse é o grande charme desse screenpack!!! Para saber a diferença, leia as especificações logo abaixo no capitulo "perguntas e respostas" e se informe qual a diferença do classic pack para o arrage... um aviso, se você for uma pessoa que não presta atenção ou tem dificuldade, ou é daquelas pessoas que querem tudo nas mãos, aconselho que delete esse screenpack!

Especificações e observações gerais: CLASSIC PACK GREEN. & CLASSIC PACK BLUE

  • Total número de slots visíveis: 2053 (sendo 1386 slots em linhas completas e 667 em linhas quebradas em razão ao retrato do personagem.)
  • Total de números de chars controlados unicamente pelo Mugen: 506
  • Slots secretos para você colocar várias versões de um único personagem: 1155
  • O primeiro Slot visível é preenchido pelo KFM.
  • Order Select, obrigatoriamente começa na ordem dois.
  • Tela options em azul assim como a Terra por default.(green)
  • Tela options em verde assim como a Terra por default.(blue)

Observação.:
Apenas alterando o system.def que se encontra na pasta MBC/BACKUP, você altera o visual inteiro de seu screenpack, lembrando que a alteração é valida apenas para os Arrage's PACK. Levando em consideração que não substitua o arquivo .DEF (MB_Coliseum.def)
[Arrage-Expert]

[Monster-Expert]

Um select volumoso e muito espaçoso para muitos chars, não há porque fazer um mode secreto nesse pack, pois acho muito dificil encher esse select... :PEspecificações e observações gerais: MBC MONSTER.
  • Logo exclusivo
  • Total número de slots visíveis: 3573 (sendo 2772 slots em linhas completas e 801 em linhas quebradas em razão ao retrato do personagem.)
  • Total de números de chars controlados unicamente pelo Mugen: 506
  • Slots secretos para você colocar várias versões de um único personagem: 0
  • O primeiro Slot visível é preenchido pelo KFM.
  • Order Select, obrigatoriamente começa na ordem dois.
  • Tela options em azul assim como a Terra por default.(vermelha)Mosaico único em cinza!

[Monster-Expert]

[Capitulo 2 - Packs.] --------------------------------------------------------------------------------------

[Capitulo 3 - Perguntas e Respostas.] -----------------------------------------------------------------------------------

Vamos as perguntas e as respostas, quero ver qual o primeiro NOOB que vai perguntar em algum fórum algo que está especificado abaixo:
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Pergunta:
Gostei do seu screenpack, ele é compatível com qualquer Mugen?
Resposta:
Não, ele é apenas compatível com WinMugen hi-res e WinMugen Plus (que na minha opinião é o melhor) se você for uma pessoa burra! Agora se você for esperto, é compatível com qualquer um.
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Pergunta:
Por que você acha o WinMugen Plus é o melhor Mugen?
Resposta:
Simples, porque ele tem a dádiva de abrir cenários hi-res, e cenários normais, nos normais para fazer funcionar basta abrir o arquivo .DEF do cenário encontrar: e adicionar o que está em vermelho.
[StageInfo]
HIres = 1 ; Adicione isso

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Pergunta:
Não consigo inserir personagens no seu screenpack, escrevo no select e não aparece nada!!! O que eu faço?
Resposta:
Primeiro você têm que estar seguro que o nome da pasta ou do arquivo .ZIP é o mesmo nome do arquivo .DEF
Segundo você têm que saber que depois de ponto e virgula (;), o engine ignora o que vem depois naquela linha.No arquivo .DEF que no caso se chama "MB_Colliseum.def" está especificado aonde se deve colocar o char, mas isso têm que ser antes do ponto e virgula, senão não adianta! Logo abaixo exemplo:
Na foto acima repare que o char "KFM" está instalado na primeira linha, logo em seguida duas virgulas representando estágio aleatório (,,), seguido pela ordem igual a dois (ORDER =02) e logo em seguida o ponto e virgula aparece (;), isso significa que tudo o que está depois do ponto e virgula o Mugen ignora quando carrega, ou seja você pode deletar, mas aconselho a deixar o numero da coluna (012), isso se você pretende utilizar o pack expert um dia, que é o que tem de mais legal nesse screenpack! Mas não fugindo do assunto, olhe como fica ao inserir um segundo char logo a baixo:
Repare que eu deixei depois do ponto e virgula (;), o número controlador (013), que isso é uma boa, e é a próxima pergunta.
--------------------------------------------------
Pergunta:
Porque você aconselha a preservar o número controlador da coluna?
Resposta:
Simples, porque se der alguma merda, você pode consertar o select em dois toques, ou seja veja o exemplo logo a baixo que eu fiz de propósito:
É obrigatório nesse screenpack, ter 77 slots livres de colunas em uma linha inteira e 19 (e 21 em uma linha em especial) slots livres de colunas em linha(s) quebrada(s) (chamo de linha(s) quebrada(s), em função dos retratos dos personagens), ou seja, se você tiver os números das colunas você pode ver facilmente se têm uma(umas) coluna(s) a mais ou a menos como mostrado acima na foto.
--------------------------------------------------
Pergunta:
Porque você aconselha a inserir chars a partir da ordem 2?
Resposta:
Simples, porque o Winmugen diferente do Mugen, é burro! Ou seja, como existem muitos slots que não podem ser preenchidos o programa não interpreta dessa maneira, ele interpreta como se o espaço aonde é para ser espaço propositalmente como um retrato de char ou simplesmente uma linha vazia, e como você pode lutar com um espaço? Veja a foto a baixo para entender melhor:
Repare que o engine escolhe um espaço vazio e te coloca para lutar contra ele! Isso é um erro do WinMugen, não adianta nada, a única maneira para não acontecer esse erro constrangedor é você deixando a ordem 1, zerada no select, ou seja vá na pasta MBC e abra o arquivo mb_coliseum.def e lá na última linha deixe a ordem um zerada, como na foto abaixo:
Repare que inclusive deixei uma mensagem bem grande para não colocar nada, na ordem um no próprio documento.
Quem avisa amigo é, e quem avisa muito sabe muito bem como é!
O maneiro de tudo isso, é que, sabe aqueles personagens bem apelões? Aqueles que você não consegue derrotar de forma nenhuma? Mas gosta de jogar! Pois é!
É só inserir eles sem ordem, que eles ficam foram da ordem do Mugen, ou seja só você controla!
E mesmo porque existem mais nove ordens para utilizar, ou seja até 90 personagens em Arcade mode ou outro modos. x_O
-------------------------------------------------
Pergunta:
É obrigatório colocar direto: "Ryu,,Order=02"? Não posso adicionar stages específicos para cada personagem?
Resposta:
Claro que pode adicionar stages específicos!!! Veja a foto abaixo:
Inclusive se quiser que apenas o char utilize o stage especifico, você pode adicionar isso:
KFM,STAGES/JASPIONDEVIL.DEF,ORDER=02,
INCLUDESTAGE=1
-------------------------------------------------
Pergunta:
Qual a grande diferença entre os Packs normal e expert (arrage)?
Resposta:
Nos Packs normal, você pode colocar personagens visíveis no select e colocar personagens unicamente controlados pelo computador (chefes).Nos Packs Expert além disso tudo, você pode colocar personagens escondidos do select (personagens secretos) vinculados a uma casa no select visível, por exemplo veja as fotos a seguir, irei utilizar meu screenpack com o select que utilizo hoje.:
------------------------
Esse Ryu é o que aparece na primeira linha, da primeira coluna do select visível (o primeiro char resumindo), as coordenadas dele são respectivamente linha 1ª, coluna 12. Mas eu tenho 3 Ryu's e não gostaria de coloca-los um do lado do outro...
------------------------
Então irei coloca-lo, o segundo Ryu na linha secreta que não aparece na tela, ou seja, acima dele, na linha 15ª secreta na coluna 12. Se quiser mudar do Ryu normal para o Clássico basta dar um toque para cima.
E assim por diante, basta eu ir adicionando os "Ryu's" conforme a minha necessidade, sempre indo respeitando que ele seja a coluna 12, esse por exemplo "Ryu NxC" coloquei na linha 14ª secreta da coluna 12. (dando dois toques para cima acesso esse Ryu)
Esse Evil, coloquei na linha 13 ª secreta, coluna 12... É fácil e útil para personagens que possuam muitas versões para não ocupar espaço visível na tela. (dando três toques para cima acesso esse Ryu)
Obs.: Linhas secretas é aonde aparece as especificações:
"; ============================== [15ª ] =========================== SECRET LINE;
[[[ ATENÇÃO, ESSA LINHA NÃO APARECE! ELA É DESTINADA PARA CHARS SECRETOS DOS SLOTS 012 AO 088 ]]]; [[[WARNING, THIS APPEARS NOT ON LINE! SHE is intended chars FOR SECRET OF 012 TO 088 SLOTS ]]]"
[Capitulo 3 - Perguntas e Respostas.] -----------------------------------------------------------------------------------

[Capitulo 4 - Editando.] -------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nesse capitulo dou dicas de como mudar o visual do screenpack mexendo direto no arquivo system.def, que se encontra dentro da pasta MBC2, aconselhável fazer um BACKUP antes de começar a brincadeira... :D


Mude a cor cartaz de personagens que passa por trás do Logo:
encontre:
[TitleBG 0] ;(Obs.: é o segundo state)
spriteno = 5,22
e escolha os números para trocar o número vermelho:
24 ;Imagem colorida (tá feia porque é apenas 256 cores...)
23 ;Imagem negativa
22 ;Imagem Verde
21 ;Imagem azul
20 ;imagem cinza

Mude a cor do Planeta Terra:
encontre:
[TitleBG 7]

spriteno = 6,0
e escolha os números para trocar o número vermelho:
0 ;Normal
1 ;Verde
2 ;Vermelha
3 ;Roxa

Mude o heroi da Tela do ScreenPack:
encontre:
[TitleBG 4]

spriteno = 4,37
e escolha os números para trocar o número vermelho:
55;Menina Ruiva do Mesmo Jogo da Warcueid cinza
54;Hulk HQ Cinza
53;Kula Cinza
52;Demitri Cinza
51;King Cinza
50;Oro Cinza
37;Oro
36;Hulk HQ
25; Wolverine MVC
24; Zangief MVC
23 ;Hulk MVC
22 ; Soldado Desconhecido
21 ;Rose
20 ;Wolverine DARK
19 ;King
18 ;Ryu
17 ;Strider
16 ;Demitri
15 ;Warcueid
13 ;Menina Ruiva do Mesmo Jogo da
Warcueid
12 ;Kula Verde Claro
11 ;Kula Azul escuro DARK
10 ;Kula Azul escuro

Mude o Logo do ScreenPack:
encontre:
[TitleBG 5]
spriteno = 4,27
e escolha os números para trocar o número vermelho:
5 ;MugenBattle COLISEUM Versão 1.0
1 ;
MugenBattle COLISEUM Versão Classica Verde Offline Vermelho
26 ;
MugenBattle COLISEUM Versão Azul Offline Vermelho Vermelho
28 ;
MugenBattle COLISEUM Versão ROXO Offline Verde
29 ;
MugenBattle COLISEUM Versão Vermelho-Rosado Offline Verde
30 ;MBC - BATTLEoffLine Azul (NewLogo!) Off Vermelho
31 ;
MBC - BATTLEoffLine Azul (NewLogo!) Off Verde
32 ;
MBC - BATTLEoffLine Verde (NewLogo!) Off Vermelho
33 ;
MBC - BATTLEoffLine Verde (NewLogo!) Off Azul
34 ;
MBC - BATTLEoffLine Vermelho (NewLogo!) Off Verde
35 ;
MugenBattle COLISEUM Monster

Por enquanto é só... Mais tarde publico mais possíveis edições....

[Capitulo 4 - Editando.] -------------------------------------------------------------------------------------------------------


5 comentários:

  1. nooossaaaa caraaaaa!!!!!!!

    parabenss!!!!
    eu nunca vi um tuto sobre mugen tao bem explicado. eu sou um poko iniciante, mais consegui fazer td sem problemas...
    a parte mais dificil está sendo a de copiar meus 200 e pokos chars e passar pro novo select

    PARABENS!! NOTAAA 1000 ESSE SP

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  2. E os stages novos aonde adiciono?

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  3. Cara eu tenho uma grande duvida, Tipo... Eu coloquei alguns chars e tudo mais quando tento entrar no jogo aparece escrito : " Error message: Can't open stage: stages/stage0.def " ... Acho que é porque nao tenho nenhum stage no screenpack ou algo do tipo, Poderia me ajudar ? :D

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  4. os link's naum estão abrindo, gostei muito do seu screenpack mas naum consigo baixar se possivel manda no meu e-mail (nilton_esporte@hotmail.com)
    Por Favor

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  5. tmb n to conseguindo baixar manda se possível manda pro meu e-mail tmb.
    fabinhovargas@hotmail.com
    Obg..

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